Array
(
    [__ci_last_regenerate] => 1657189003
)
Madame RH - Soluções em Rescursos Humanos

Blog

Home Blog

Hoje é dia de comemorar!

  

Há 12 anos atras nascia (formalmente) a Madame RH.

Desejavamuito isso, pelo meu perfil, amor aárea de humanas e vontade de fazer “diferente”me aventurar nesta montanha russa que é empreender.

Eu ansiava em estar à frente e ter espaço para criar, gerenciar e liderar, e foi apartir da mudança de “lado da mesa” que me comecei a me sentir feliz profissionalmente.

Em 2008 foi um início informal, um período de adaptação às incertezas. Só quem empreende sabe das dificuldades que éempresariar no Brasil. Empresário é um doido solitário, que vislumbra o que ninguém vê, que ouve muitas críticas, “conselhos” ou apenas aquele silêncio que quer dizer muitas coisas. E comigo não foi diferente... Quantas vezes ouvi: “desiste, isso não vai dar certo”, “mas isso dá dinheiro?”, “acha que vai conseguir?”,“fecha a empresa”edaí parafora.

O dinheiro estava curtíssimo (mas pensa curto, rsrs) e foi assim mesmoque aconteceu. Na época pedi um favor para um primo para confeccionar um cartão de visitas.

Comecei a fazer contatosinicialmente para minha rede de relacionamentos, divulgando a nova fase, depois buscando empresas. Aexperiência eu já tinha, precisava apenas confiar e dar o pontapé inicial, os primeiros passos. E não demorou muito para os primeiros trabalhos começarem a aparecer, fui vendo que dava para investirmais.

E foi então que em 2009 eu formalizei a empresa, tudo certinho, fiz um site (e claro, mudei tudo), pois eu já não era mais a Patrícia, surgia a Madame RH. Todo mundo perguntava(e ainda perguntam) sobre o nome e a identidade da empresa. Este nome eu escolhi, bem como as cores, para fazer diferente mesmo, achava que o que existia na área eratudo muito igual, verde, azul, cinza, nomes sempre remetendo a Job, Work e outras obviedades. O termo Madame foi parareportar a uma questão de experiência somada a um “feeling”feminino, pois na época quem escolhia trabalhar na área organizacional em sua grande maioria eram mulheres, por isso este novo conceito surgiu.

Eu ainda não tinha meu espaço e naquele momento recebi o apoio do meu sogro e da minha cunhada que me acolheram e me cederam um espaço no seu escritório e isso foi determinante naquele momento.

Daí vieram as primeiras colaboradoras, as primeiras pessoas que escolhi e me escolheram para esta jornada. Não foram muitas, mas todas as pessoas que trabalharam ou trabalham na Madame RH são sen-sa-cio-nais. Agradeçoatodas e seria muito injusto citar nomes, mas não teria conseguido sem elas, e o mais legal éque se tornaram minhas amigas. Também chegaram os parceiros, fornecedores, apoiadores e clientes, sempre mais e mais, conforme nosso trabalho ia melhorando.

Em 2014 mudamos de sala, o que havia não cabia mais, estávamos crescendo. E entre caixas e caixas,lá fomos nós. Já não éramos mais “locais”, avançamos para o Brasil todo. Dalí para frente, só crescíamos.

Em 2019 sentimos a necessidade de repaginar, mudamos mais uma vez.

E o trabalho seguia firme, uma crescente. Então em 2020 tivemos que encarar umapandemia jogada em nosso colo. Foi naquele momento que pensei que o pior poderia acontecer. Vi clientes fecharem as portas, alguns em definitivo, estávamos todos imóveis, sem saber o que viria. Um RH vive de empresas, de pessoas, de contratações, mas ninguém estava contratando, muito pelo contrário, demitindo ou, com dificuldades, mantendo. Seguimos firmes, os primeiros 3 meses foram muito difíceis, mas aos poucos as coisas foram sendo retomadas. Este turbilhão fez com que tomássemos decisões difíceis, mudássemos a estrutura, o modelo de trabalho e nos reinventássemos.

E eis que aqui estou, contente e emocionada ao fazer este relato e reviver todas estas etapas e momentos maravilhosos. Foi um sonho realizado, mas ninguém sonha sozinho, ninguém constrói nada sozinho. Então querodeixar aqui o meu carinho em primeiro lugar a minha filha e esposo que tiveram que me aguentar, sempre dividindo minhas ideias, contando sobre o meu dia e enfrentando comigo as fases mais difíceise pelas ausências. A toda a minhafamília que também esteve comigo. Minhas queridas e lindas colaboradora/amigas que fazem parte desta história. A todo os meus amigos de fé que acreditarem no meu projeto, dando o apoio que eu precisava. Aos fornecedores com os quais sempre pudemos contare que nos deram o seu melhor para que pudéssemos entregar com qualidade nosso trabalho. Aos profissionais que buscaram nossa empresa para auxílio para colocação no mercado de trabalho, aos tantos que passaram, e aos que conseguimos empregar, nossa gratidão, espero que nossa contribuiçãotenha tido relevância em suas carreiras.

E finalmente aos clientes que conquistamos que são o nosso motivo de existir. Obrigada por confiarem a gestão de pessoas de suas empresas a nós.


Gratidão, gratidão, gratidão!


“Somos bem mais que fomos, somos bem mais que sonhos”

Patrícia PankowskiDiretora da Madame RH, Administradora de empresas, Especialista em RH, apaixonadapor pessoas, Mãe, esposa, filha, empreendedora e sonhadora.

Política de Cookies

Esta página usa "Cookies Operacionais de Sessão" para funcionamento do sistema, que podem armazenar seus dados pessoais indiretamente. Conforme detalhado na "Política de Privacidade da Madame RH